quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PROJETO BANCO COMUNITÁRIO MUIRAQUITÃ, a moeda de troca dos sonhos!

Você pode não saber ainda, mas existe um projeto social lindo acontecendo em Santarém (Pará) que está mudando a vida de mais de 40 mil pessoas desta região.
Ele funciona basicamente oferecendo formação tecnológica para a população, conhecimento sobre cultura digital, metareciclagem, reuso e reciclagem de resíduos sólidos e promovendo economia solidária. O pagamento pelos serviços se dá através da Moeda Social Muiraquitã, adquirida no Banco Muiraquitã. 
A troca é feita da seguinte maneira; através de prestação de serviços a comunidade, como palestras e oficinas, ou com a doação de resíduos sólidos recicláveis entregues ao Banco Muiraquitã. Cada Kg desse resíduo equivale a 1 Muiraquitã.


O que a população pode comprar com a moeda? Acesso a internet, cursos de formação tecnológica, participação em feiras de incentivo a pequenos empreendedores e de cultura digital, acesso a financiamento para montar o próprio negócio e oficinas diversas.
 O que ganham como o "troco" de tudo isso, é uma cidade limpa, com população consciente de seus resíduos, jovens com participação colaborativa, e conhecimento para se replicar através de gerações.
O grande valor é a motivação social que leva o indivíduo a se tornar ativo, mudando a vida do outro, a sua própria, e o meio em que vive. Já que sabemos que não existe jogar o lixo fora (porque o "fora" não existe, estamos nele!), projetos de criam valor social em moedas de trocas estão sendo difundidos pelo Brasil e no mundo com muito amor e ganhando força.
Este projeto ganhou primeiro lugar em 2011 no Prêmio Fundação Banco do Brasil de tecnologia Social, que certifica e reconhece as iniciativas de soluções sociais em todo país.

Saiba mais sobre esse projeto que está transformando a vida de uma comunidade inteira, simplesmente através da troca do bem pelo bem:




Saiba também sobre outros projetos que usam moedas valiosas como esta, com o  Recicleta, do Brownie do Luiz e Instituto Banco Palmas.
Para quem quiser se aprofundar no assunto, existe um artigo sobre Moedas Sociais, de Marusa Vasconcelos Freire aqui> Google it! para download.


A única maneira de fazer uma boa troca é quando os dois lados podem ganhar!

Um comentário: